quinta-feira, 12 de julho de 2007

JOAQUIM "RUÍNS":



JOAQUIM RORIZ A CPI do Orçamento realizada entre 93 e 94 concluiu pela suspeita de que o então governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, cometeu irregularidades na gestão nos recursos públicos. O relatório final afirma que Roriz tinha movimentações financeiras incompatíveis com seus rendimentos, omitia parte de seus bens da Receita Federal e que muitas denúncias não foram investigadas por falta de tempo. Uma das pessoas não ouvidas foi o ex-capataz de Roriz, dono de uma conta milionária do Banco do Progresso. Na época, o capataz disse em depoimento à Polícia Federal, que a conta era usada para fazer pagamentos de boiadas adquiridas por Roriz e que ele próprio assinava os cheques. O ex-capataz procurou depois a imprensa para contar uma história bem diferente. "Joaquim Roriz me pediu para mentir", afirmou. Segundo o relato, Roriz ordenou que se escondesse numa fazenda, para não ter de depor e que em pouco tempo tudo se resolveria. Três anos depois da CPI, o capataz diz que está desempregado, com o nome sujo onde mora, e completamente endividado. Munido de um calhamaço de documentos, o ex-capataz relata que não era ele quem assinava os cheques e que o dinheiro da conta pertencia a Roriz. Um dos papéis é a cópia de um cheque em nome do capataz, e um comprovante de depósito no mesmo valor do cheque, inclusive os centavos, feito em nome de Joaquim Roriz. O ex-capataz afirma que a assinatura que endossou o cheque é falsa. Duas assinaturas feitas em um pedaço de papel, a pedido de ISTOÉ, são totalmente diferentes da que o ex-capataz apresenta como sendo a do endosso do cheque.
Fonte: Site da Revista Istoé - www.istoe.com.br - 15/01/97
* Obs: Também contratou familiares (20 ! entre irmãos, primos e sobrinhos dele e da mulher), pagos com o dinheiro público.
Fonte: Revista Veja - 16/02/2000

Um comentário:

  1. SE NAO ESTOU ENGANADO ESSE SENHOR JOAQUIM RORIZ FOI JULGADO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA QUANDO GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL. SETE SENHORES DE NOTÁVEL SABER JURÍDICO E ILIBADA REPUTAÇÃO DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL CONSEDERAM-LHE UM PLACAR APERTADO DE 4 A 3, ABSOLVENDO-O DAS ACUSAÇÕES.ENQUANTO ISSO UMA EMPREGADA DOMÉSTICA QUE COMETEU CRIME FAMÉLICO TEM SEU HABEAS CORPOUS NEGADO. ETA BRASILZINHO PORRETA E DAR NOJO.

    ResponderExcluir